Se

Se

13 1387
Perdi as contas de quantas vezes deixei de dizer. Afastei os lábios, inclinei-me em sua direção, inflei o peito, projetei a primeira da fila de palavras, mas não disse. Você estava ali, há alguns centímetros do meu toque, somente os sulcos das nossas digitais separavam você da minha paz.

Hesitei em pedir socorro, pedir licença, pedir silêncio. Protelei o que poderia ter sido um beijo ou o melhor de todos os beijos. E é esse o meu câncer parcelado; jamais saber. Desisti de ligar com todo o número já discado, desisti de gritar seu nome depois de caminhar até a sua porta de madrugada, escrevi uma carta inteira, que nunca será enviada, mas é sua.

E se eu tivesse feito naquele momento, o que a minha loucura mandava? E se eu tivesse simplesmente tocado o seu cabelo cheiroso e depois pensado na desculpa perfeita esfarrapada? Pensei que os “se”s ficariam lá atrás, na curva dos meus vinte e poucos anos. Talvez eu tenha subestimado a longevidade da minha insegurança.

O rapaz que lia o único livro de Augusto dos Anjos na estação de metrô estava ali, eterno, congelado, naqueles dois segundos entre a página virada e a sua distração para arrumar a gola da camisa. Se eu tivesse brincado, melhorado seu dia, confessado que também adoro o poeta químico? Ele teria sorrido? Teria se irritado? Teria me resmungado que sou doido, mas gostado? Teria levantado e me convidado para recitarmos juntos nosso poema rancoroso preferido? Se.

Hoje, eu cheguei bem perto daqueles ombros delicados, daqueles olhos miúdos e saltei. Eu poderia ter morrido, queimado ou congelado, eu poderia ter sido ignorado, crucificado, pecado por excessos ou por omissão, eu só não poderia continuar aprisionado a um eterno futuro do pretérito. Oi! –  quase que tossido e ele se virou sorrindo – Estava pensando em como falar contigo – centenas de milhares de milímetros vencidos. Vença o “se”, por si. Só isso.

(Dedicada a Hellen Flávia)

Diego Engenho Novo

 


A gente se encontra nas redes sociais : )

https://www.facebook.com/DiegoEngenhoNovo/

twitter: @engenhonovo

snapchat: diegoengenho

instagram: @engenhonovo

youtube.com/diegoengenhonovo

https://plus.google.com/+DiegoEngenhoNovo

 

 

SIMILAR ARTICLES

0 418

0 858