O Outro Nosso

O Outro Nosso

0 407

No meio de nossa reunião um alarme soou. O de incêndio mais precisamente. Renato me sorriu dizendo que aquilo era uma simulação de emergência e todos deveríamos descer dez lances de escadas em fila. Achei divertido. O inusitado me diverte. Enquanto descia, comecei a pensar em como aquelas pessoas que riam e reclamavam do calor se comportariam caso o prédio virasse mesmo um forno gigante. De mim desisti de tentar prever.

Em situações extremas a gente é tomado por outro ser, por um lado nosso que se mantém dormente, aguardando o perigo. E ele não está preparado somente para os incêndios. Ele também nos defende quando a saudade tenta nos enlouquecer, e nos dá direção quando estamos perdidos em nossos medos e antecipações, e se enche de tamanho pra dizermos as palavras que mais parecem um trava-línguas em coreano – me perdoe.

E é o outro nosso que bate de frente, que encara a maldade dos outros, que enfrente as tradições que já não têm sentido. Reinventamos um sentido só nosso de ser. E toma a frente quando temos que dizer que amamos, mesmo quando não temos certeza se também o somos. É ele também que admite que o amor findou, quando nós nos apegamos ao que já fomos, tentando ignorar que acabou. Terminemos aqui – diz ele com certa altivez, mas o nós cotidiano não é inteiro de coragem, e é a gente que chora entendo a razão das coisas, a cama desequilibrada, a volta prematura ao jogo. A gente só queria que durasse pra sempre, quando nem mesmo nós somos os mesmos de ontem.

E no último lance de escadas, me toquei que havia algo em mim que já não precisava do eu outro. Aprendi a fazer o que deve ser feito, a andar quando não há lugar, a seguir quando só houver um caminho, a esperar quando estrada fechada. Aprendi a fazer o que deve ser feito, em incêndios fujamos das chamas, nos amores saltemos de peito. Fim da simulação.

Diego Engenho Novo


A gente se encontra nas redes sociais : )

https://www.facebook.com/DiegoEngenhoNovo/

twitter: @engenhonovo

snapchat: diegoengenho

instagram: @engenhonovo

youtube.com/diegoengenhonovo

https://plus.google.com/+DiegoEngenhoNovo

 

SIMILAR ARTICLES

0 199

0 451